terça-feira, 3 de novembro de 2009

Enxergar


Idealização. Palavra que se conjuga no verbo idealizar, que vem de ideia. Ideia é tudo aquilo que só é permitido existir dentro da nossa cabeça. Aqui fora, só é concebível o que é real, ou seja, o que pertence a realidade. Aquilo que é real é palpável, tem gosto (seja amargo ou doce), cheiro (agradável ou não), cor (ainda que não seja a nossa favorita). É lugar-comum as pessoas confundirem e trocarem uma coisa pela outra, é ainda mais costumeiro gente confundir e trocar gente por ideia. Não é algo lá muito salubre nem vantajoso, mas acontece, todos os dias, em todos os lugares. A meu ver, não é salubre porque sempre que incorremos nesse erro nos frustramos e a responsabilidade dessa frustração cabe simplesmente e somente a nós mesmos, que perdemos a oportunidade de, ao invés de imaginar o outro, de fato, enxergar o outro. Não é vantajoso porque ao perder a oportunidade de enxergar o que realmente se apresenta diante de nós, nos privamos de presenciar algumas vezes verdadeiros milagres, como flores que nascem em meio a incontáveis espinhos e ricos mananciais que sobrevivem em meio a desertos severos.
Eu, ironicamente, tenho dado pra acreditar com maior intensidade em milagres, simplesmente porque deixei de imaginá-los e passei, de fato, a enxergá-los.

Carolina Braga, 25 de out. de 09.

Um comentário:

Mari disse...

Faço muito isso. Idealizo as coisas, as pessoas, os locais, as situações...Só colho frustração. Mas acho q a medida q a gente envelhece, a gente passa a idealizar menos... a gente vai se fincando mais ao chão. Não sei até q ponto isso é bom, o doce da vida é fantasiar, é se desligar de tanta dureza e sofrimento.

Beijooo!