sábado, 18 de abril de 2015

Sobre o tempo...

Dizem que o tempo nos dá coisas, que ele nos faz amadurecer e que é um milagroso remédio para as feridas abertas no caminho.
Eu particularmente não acredito em nada disso. O tempo não nos dá coisa alguma, a não ser cabelos brancos e alguns quilos. O que ganhamos ao longo do caminho se deve às nossas escolhas assertivas tomadas no decorrer dos acontecimentos. Não importa o que nos aconteça, há sempre a possibilidade de escolher o bom e alimentar nossa vida disso. Sim, eu já fiz isso algumas centenas de vezes.
A prova de que o tempo por si só não traz amadurecimento a quem que seja pode ser facilmente comprovada, basta darmos uma boa olhada à nossa volta - e uma demorada e sincera passagem de olhos por dentro, em situações que escolhemos nos comportar como rebeldes sem causa ou crianças mimadas e perdemos a oportunidade de assumir a responsabilidade de nossos atos e autonomia de nossa vida.
O tempo não é nenhuma panaceia. Não é algo como aquele remédio que a nossa mãe nos receitava para todo e qualquer mal. O que cura nossas feridas é o amor e o respeito à quem somos, aos nossos sonhos, limites, sentimentos, essência. É também a escolha por modos de vida mais saudáveis, e isso inclui hábitos e pessoas. Escolhas não saudáveis sempre implicarão em resultados insalubres.
O imprevisto nos toca a todo momento. A vida daqueles que escolhemos para estar por perto também. Boas escolhas. Isso sim nos traz muito; quiçá, um novo mundo.


Nenhum comentário: