quarta-feira, 11 de março de 2009

Muito barulho por nada


Nos últimos dias meus pensamentos resolveram falar mais baixo, como se não quisessem competir nem mesmo com o barulho de um vento mais forte. Tomaram por resolução só se manifestar diante do mais absoluto silêncio e eu que ando precisando me reconciliar com eles tenho sofrido de uma aversão involuntária ao mundo que me cerca. Barulho. Barulho. Barulho. Até redigir a palavra em questão me causa certa perturbação
O telefone toca. Passos no corredor. Vozes do lado de fora da casa. É o mundo dando sinais de sua existência estranha e eu me curvando a todo custo de ser mais uma mera figurante desse espetáculo, do qual, eu nunca comprei, nunca acreditei. Essa sou eu me negando a aceitar qualquer convite para uma mórbida diversão. Essa sou eu não aceitando fazer parte daquilo que não possui comigo qualquer conexão. É da minha natureza. Sempre fui assim voluntariosa, do contra como diriam alguns. Por que é assim que eu sinto a vida: com integridade e autenticidade. Não considero justo nem comigo nem com ela brincar de representar um papel a fim de servir exclusivamente de entretenimento alheio – para esse tipo de infantilidade eu jamais fui criança. Há as exceções é claro e elas existem simplesmente para tornar ainda mais legítima essa postura que de tão minha anda de mãos dadas até com a minha sombra.
Há alguns dias vivenciei um desses momentos exceção, caso que de tão isolado parece ter se passado em outra dimensão, com uma pessoa que definitivamente não era eu. Mas arrependimento pra quê quando retroceder implica apenas sofrer (?).
É preciso ter coragem para viver a vida de fato, meu caro. Ninguém jamais nos disse que seria fácil. Porém, quem sabe concebê-la com o mínimo de verdade não nos facilite o trabalho. (Quem sabe...).

Carolina Braga, 09 de mar de 09.

2 comentários:

Mari disse...

me identifiquei demais com cada linha, cada palavra... minha vida anda muito barulhenta... td ressoando de vez dentro de mim, eu ando irritada com tanta coisa, eu nem sei onde vou parar...

= /

paz e bem!

Perliane Moura disse...

É preciso ter coragem para viver a vida de fato, meu caro. Ninguém jamais nos disse que seria fácil. Porém, quem sabe concebê-la com o mínimo de verdade não nos facilite o trabalho. (Quem sabe...).

Principalmente como o mundo vai hj, cada dia mais perigoso... eh preciso ter coragem pra sair da 'toca'
Bjão