segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Apologia a falta de elogio


Vivemos em uma sociedade que faz apologia do elogio à falta de elogio. Ou poderia ser dito também, como o elogio ao escárnio e ao negativismo vazio. Onde falar bem de algo ou alguém, é quase que proibido. E quando burlamos a regra, somos taxados de puxa-sacos ou coisa pior.
Falar mal da roupa, maneira de portar-se ou cônjuge do outro, é costumeiramente aceito e recebido com naturalidade. Como se não houvesse virtude que merecesse ser louvada, ou mesmo citada por quem quer que seja em relação a qualquer indivíduo. Ou como se precisássemos tratar o outro com inferioridade para nos sentirmos superiores, importantes. Penso eu ser este um conceito deveras estranho e infundado, mas o fato é que essa é uma atitude vastamente disseminada e que tem se espalhado feito vírus.
Há pessoas que parecem temer estar ao lado de quem se destaca, com receio de não serem notadas. Eu já acredito que estar ao lado de quem tem luz própria só me torna mais iluminada. Que estar perto de quem tem muitas coisas a oferecer em termos de conhecimento e valores, só engrandece o meu saber e o meu caráter. Eu acredito em coisas assim. E por não achar que existe isso de gerente ser superior à servente e que eu sou do tamanho daquilo que sou com o outro, que eu continuo a viver a minha vidinha da maneira que me faz sentir limpa: desobstruindo minha visão dessas feiuras produzidas por quem acredita numa beleza plástica e louvando sempre a gentileza, o respeito, a educação e outros membros dessa família. Simplesmente porque eles merecem, porque eles existem e porque esse é o assunto que eu quero ter.

Carolina Braga, 19 de nov. de 12

Nenhum comentário: